Procure neste Blog

quarta-feira, 20 de junho de 2012

Tecnologia que revoluciona a aprendizagem

Olá Pessoal, 

Compartilhamos abaixo um ótimo artigo publicado lá no site NuvemDigital. Nosso dever aqui desde de o início é proporcionar o diálogo entre as tecnologias e a comunicação e vejam só que interessante os assuntos abordados pelas linhas abaixo. Impossível não trazermos para o nosso diálogo.

AS 6 TECNOLOGIAS QUE REVOLUCIONAM A VIDA DOS DISLÉXICOS




Albert Einstein, Henry Ford e  Winston Chirchill  são apenas três personalidades históricas tidas como disléxicas. Mas, ao mesmo tempo são três exemplos que afastam qualquer duvida sobre o potencial intelectual de pessoas com algum grau de dislexia.

Durante as ultimas décadas, a dislexia tem sido vista como um problema por um  grande número de educadores. Durante  a maior parte do  século XX, ser disléxico era sinônimo de fracasso na educação formal. Mas, problemas a parte, durante o mesmo período, algumas tecnologias se mostraram uma verdadeira mão na roda como assistência positiva na experiência de pessoas disléxicas, e para pessoas com outras dificuldades de aprendizado. Mas, que tecnologias são estas? e como elas ajudam as pessoas a fazer e alcançar o que de outra forma seria muito difícil ou impossível para elas?





A ESCRITA - Pode parecer até esquisito, começar uma lista de tecnologias que tem ajudado pessoas com dislexia citando a arte da escrita.  problemas na escrita  e na leitura, tem sido a marca da dislexia por gerações. Embora aslgumas regars e particularidades da lingua escrita oficial sejam uma fonte de problemas para dislexicos podemos ainda ver a língua escrita como uma invenção de grande importância para a humanidade.  Sem a invenção da escrita não tivesse ocorrido este post não existiria.  A escrita representou uma revolução por ser um código digital complexo o suficiente para guardar e transmitir mensagens entre indivíduos, comunidades e sociedades inteiras, mais também, simples o suficiente para ser aprendido em alguns meses por um ser humano mediano.


A IMPRESSÃO - Junto com escrita a Impressão é outra tecnologia ou técnica que revolucionou a vida de pessoas com dislexia. A impressão não só possibilitou a acumulação de conhecimento, como a sua distribuição pelo mundo. Guardamos nos livros o que precisamos saber e não conseguimos acumular em nossas memórias. O problema começa quando usamos os livros para sobrecarregar nossas memórias. Ninguém espera que um ser humano seja capaz de reproduzir ponto a ponto uma imagem que este tenha visto em um livro. Mas exigimos de alunos que decorem passagens inteiras de forma similar.



COMPUTADORES E A CALCULADORA - O computador pessoal é outra tecnologia muito útil na vida de pessoas que vêem nas palavras  algum tipo de dificuldade. Do Abacus aos Smartphones de hoje, computadores tem nos auxiliado a completar em segundos tarefas que demorariam dias ou meses se  as fizéssemos manualmente. Tecnologias mais specificas como text to speech (Conversão de texto em voz) ou voice recognition (reconhecimento de voz) só foram possíveis graças ao uso de computadores.



O GRAVADOR DE VOZ E O WALKMAN - Outra tecnologia revolucionária para a experiência disléxica foi a invenção do gravador de voz e posteriormente do toca fitas ou walkman.  É verdade que esta evolução não ocorreu de uma dia para o outro. A gravação e a reprodução das ondas  sonoras tem sido um processo constante e dependente de outras invenções como a energia eletrica, fitas magneticas e até o gramafone.  Hoje, ainda vivemos  um periodo de descoberta nesta área  pois já utilizamos o Vinil, Cd e DVD e caminhamos para invenções mais modernas como o Ipod e o Iphone, o mp3player e mp4player. A possibilidade de gravar informação audiovisual em um outro meio que não o cerebro  humano tira o peso da complexidade da ação e tras o beneficio de  podermos  leva-los de um lugar a outro com muito pouco eforço. A gravação e reprodução digital de som tem ajudado muitos disléxicos a superar suas dificuldades com a memorização e o recall de  informação.



A INTERNET -Em uma lista das melhores tecnologias que auxiliam no aprendizado e o compartilhamento de conteúdo não podíamos deixar de listar a internet. Com mais de 30% da população mundial conectada a ela, a  Internet já é uma das principais fontes e agregadora de informação. Em poucos anos, ela já se consagrou como um recurso indispensável para se encontrar, organizar e apurar noticias, dados e networking.




MAPAS MENTAIS -Mapas mentais são úteis e fáceis de usar na hora de organizar pensamentos em forma linear. Eles podem ser usados em qualquer atividade ou ambiente. Eles permitem que organizemos informações complexas de forma simples fora de nossas cabeças. assim enquanto o papel ou o programa de computador segura as informações preciosas, podemos nos concentrar em saber como usa-las de forma produtiva.
É importante lembrar que a dislexia não é invenção.  A sua existência já é um consenso internacional, pesquisas indicam que ela tem origem neurobiológica.



 Nos últimos 100 anos pesquisas em todo o mundo tem revelado que uma parcela considerável da população mundial tem dificuldade persistente na manipulação dos símbolos comumente usados para representar a linguagem humana. Milhões de pessoas sofrem todos os dias por serem disléxicos e pior sem necessidade alguma. Já pensou em aprender um pouco mais sobre a dislexia para ajudar outros?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários serão sempre bem-vindos.
Volte sempre!
Att.
Dialogo TICs

Se você ainda não possui um blog clique na opção Nome/URL para fazer teu comentário! Abraços!