Procure neste Blog

sábado, 4 de agosto de 2012

Letramento na Cibercultura.

Olá pessoal,


Hoje trazemos a vocês a indicação do artigo Novas Práticas de Leitura e Escrita: Letramento na Cibercultura. Um texto escrito pela Magda Soares onde a autora busca confrontar os conceitos de letramento pensando sobre as diferentes formas de escrever e ler que fomos aprendendo ou seja, as tecnologias tipográficas e as tecnologias digitais.

Vale a pena a leitura e a reflexão.

Veja o resumo do artigo, que foi publicado na Revista Educação  e Sociedade 81 vol. 23 - dez de 2002, mas que nos traz um assunto mais do que atual.



Novas Práticas de Leitura e Escrita: Letramento na Cibercultura. (resumo)

No contexto de uma diferenciação entre a cultura do papel e a cultura da tela, ou cibercultura, o artigo busca uma melhor compreensão do conceito de letramento, confrontando tecnologias tipográficas e tecnologias digitais de leitura e de escrita, a partir de diferenças relativas ao espaço da escrita e aos mecanismos de produção, reprodução e difusão da escrita; argumenta que cada uma dessas tecnologias tem determinados efeitos sociais, cognitivos e discursivos, resultando em modalidades diferentes de letramento, o que sugere que a palavra seja pluralizada: há letramentos, não letramento.

Keywords : Letramento; Cultura do papel; Cibercultura; Práticas de leitura; Práticas de escrita.

SOARES, Magda. Novas práticas de leitura e escrita: letramento na cibercultura. Educ. Soc. [online]. 2002, vol.23, n.81, pp. 143-160. ISSN 0101-7330.  http://dx.doi.org/10.1590/S0101-73302002008100008.

Continue lendo o artigo aqui ou aqui


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seus comentários serão sempre bem-vindos.
Volte sempre!
Att.
Dialogo TICs

Se você ainda não possui um blog clique na opção Nome/URL para fazer teu comentário! Abraços!